Páginas

2 de mar. de 2015

Lugar de Inspiração: Vila do Meu Bem

[Estar ali reforçou minha compreensão do espaço como contradição, falta muito do Estado, tantos nas estruturas como nas pessoas. Abro-lhes a “porta” da vila desejando que ela também lhe seja inspiradora.]

Um canto como qualquer outro no mundo, assim pode julgar quem passa rapidamente próximo a “Vila do Meu Bem” em Trizidela do Vale, cidade que fica no interior do Maranhão, contudo, um bom observador é de cara instigado por sua curiosidade ficando rapidamente evidentes as peculiaridades do lugar, foi exatamente o que aconteceu ao adentrar a vila no último sábado. Sem mais delongas, bem vindos ao nosso primeiro “Lugar de Inspiração”. 

É peculiar, diferente ainda que igual a todos os outros, sua arte, seu encanto consiste no que nem sempre pode ser visto, a essência, a forma como se organiza e mesmo uma única parada desperta-nos o senso de já ter andado ali, de pertencer. São esses lugares que tenho fotografado, alguns frequento diariamente, outros me despertam curiosidade em meio à falta de coragem, é isso, você não sabe o que vai encontrar, quem vai encontrar e isso inicialmente gera medo. 

Passei muitas vezes próximo a vila, até que no último fim de semana criei coragem e fui parar lá, permanecendo por horas, voltando com fotografias únicas exatamente pelo lugar, olhares e cores. Assim ela parece deserta, quem mora aqui tem que se virar, não tão acostumados a serem focos de câmeras, quando uma pinta os adultos se escondem e a criançada aparece com toda aquela curiosidade que lhe é marca registrada, gosto disso, de fotografar isso. 

A Vila do Meu Bem reforçou minha compreensão do espaço como contradição, falta muito do Estado, tantos nas estruturas como nas pessoas. Abro-lhes a “porta” da vila desejando que ela também lhe seja inspiradora. Tem algum canto que lhe inspira? Compartilhe comentando, vou curtir saber!

Quim Buckland
Fotógrafo









Um comentário: