Páginas

6 de jul. de 2015

Lugar de Inspiração: Mercado Central de Pedreiras

Os anos não faço ideia, mas lembro-me que meu pai sempre me levava para acompanha-lo nas compras feitas para as bandas do Mercado Central de Pedreiras, era divertido e sim, gosto do cheiro de peixe e me identifico com o piso molhado e as muitas vozes da algazarra que é a Feira do Peixe, emblemático, volto à infância sempre que ali vou.

Foi exatamente o que fiz no último sábado, só que diferentemente de grande parte dos que ali estavam fui fotografar, buscar detalhes e tentar entender o motivo de tanto gostar de ali estar. E olhem, voltei com uma riqueza de detalhes na memória, em ambas e claro, vou compartilhar com vocês! 

O Mercado Central é um lugar peculiar, para mim o canto mais democrático da cidade, nada de carro ou moto, a ordem é estacionar e trafegar a pé, para isso as ruas foram feitas, é lugar de gente e não de carro. Gente de todo jeito e forma, diga-se de passagem, conhecidos e populares abrilhantam essa nossa Babel que muito cedo já começa suas atividades, dividindo-se em Feira das Verduras, Feira dos Cereais e Feira do Peixe.


Acho simplesmente um espaço acolhedor, a arquitetura antiga resiste e tudo se manifesta rustico, é lindo ver netos tomando de conta dos negócios dos Avôs, a forma como os produtos são organizados, ali me é um lugar de inspiração, desde a tipografia usada para precificar as coisas as gambiarras que facilitam a vida de muitos. Contudo, nem só o belo é provocante, o ambiente também evidencia a carência da prática de um comercio justo, fica fácil perceber a carência de ações do poder público e a lerdeza do mesmo. Obras inacabadas, falta de manutenção, abrutes disputando espaço com os humanos, simplesmente broxante! 

“Falei” muito não é mesmo? Deixo-lhe então esse registro especial e indago-lhe: Qual o seu lugar de inspiração? Comente, vou adorar saber!

Quim Buckland
Fotógrafo






















Um comentário:

  1. Que linda inspiração, quanta sensibilidade para interpretar a beleza de um lugar tão corriqueiro =) .

    www.hipermetropiafashion.com.br

    ResponderExcluir