Páginas

23 de set. de 2014

Cara Limpa, Ficha Suja: por Quim Bcukalnd

A eleição deste ano é de fato peculiar ganhando contornos de dramaticidade dignas de trilogia cinematográfica, daqui para frente tudo será decisivo e nesse tabuleiro muita gente anda perdendo a cabeça, afinal de contas às manifestações de junho não foram esquecidas, elas demonstraram o surgimento de um novo ser diferentemente politizado, que não troca direitos coletivos por algumas dezenas de telhas. Nesse ano decidi olhar com mais atenção para esse período de campanha e tenho concluído que tal momento é mais importante que o próprio dia do voto.

Pedreiras é um campo interessante e nesse formigueiro político nomes a disposição é o que não faltam, mas uma coisa me chama atenção, os cabos eleitorais e é sobre esses personagens que discorro as linhas seguintes, afinal, adaptando a frase, “diga quem é teu cabo eleitoral e eu te direi quem és”.

Em resumo, cabo eleitoral é como um avalista do candidato, aquele que sobe no palanque a fim de agregar valor! Os cabos eleitorais se sentem a vontade para saírem dizendo o que é melhor para você, mas deixo o questionamento: é melhor para você?

Não faz muito tempo estávamos vivendo a eufórica campanha para Prefeito e foi ali que percebi o quão perigoso é ir pela cabeça dos cabos eleitorais, algo que não faltou para defender aquele que segundo eles seria o salvador de Pedreiras, o atual “gestor”. No comício não faltaram personalidades para defender a candidatura de Totonho, personalidades da medicina, cultura, ex-prefeitos e outros, sabe o que eles diziam? Que Totonho era o melhor e mais preparado! Sabe o que o hoje diz sobre o ontem? Que isso tudo era mentira e cerca de 11 mil eleitores caíram nessa falácia!

A sala do Prefeito ao contrário de como era seu palanque encontra-se vazia e este conta apenas com aqueles que juntam as migalhas espalhadas no chão do seu gabinete e as “autoridades” que o defendiam nos quatro cantos da cidade, para onde foram? Estão em outros palanques fazendo a mesma coisa que fizeram na última eleição, dando-lhes o direito de dizer o que é melhor para mim, para você! Com que moral fazem isso? Nenhum! O que esses cabos eleitorais defendem? O próprio bolso! Qual o histórico de luta social deles, dar sardinha na semana santa?

Olha que por aqui há cabo eleitoral de todo jeito, mas nada é tão cômico e trágico, leviano e insano do que alguém com o carimbo Ficha Suja dizendo quem é melhor para o povo, isso é subestimar a nossa capacidade de pensar, é brincar com a nossa cara! No popular, Ficha Suja é alguém que provou não servir nem para líder de torcida, quanto mais gerir o bem coletivo, não merece nosso voto e muito menos nossa confiança, então, porque votar num indicado por gente desse tipo? Que moral tem um ficha suja para dizer quem deve representar você?

Detalhe, o Ficha Suja não anda só, é rodeado de parasitas, inclusive alguns foram eleitos por você para lhe representar no poder legislativo de Pedreiras, continuo questionando: Onde estavam quando o povo de São Raimundo protestou? Onde estavam quando a juventude sem partido foi para a rua? De que lado estavam diante do grito dos excluídos no último dia 07? Você viu algum deles apoiando a causa dos aposentados, colocando a cara a tapa com os poucos de coragem? Alguns até vejo subindo e descendo os morros, desfilando pela Avenida Rio Branco, erguendo a mão de seus favoritos! Olha, sinceramente, só falta à lona!

Tudo pode nos faltar, educação, saúde, cultura e afins, mas nada tão grave quanto a ausência de memória ao caro eleitor. O pedreirense foi enganado, é engando, é o preço do erro que cometeu, mas é pouco provável que o cometa em 2016, e 2014? Será um aviso prévio aos supermans da politicagem nossa de cada dia!

Caro ouvinte eleitor, olhe para a realidade que te cerca, o contexto que te mostra que votar em Totonho foi um erro é o mesmo que te mostra que quem o defendeu não é digno de sua confiança e isso sem exceções, a sua realidade é que deve ser o seu cabo eleitoral. Ande pelas ruas, pelas escolas, debata e esqueça quem vai te esquecer depois do voto. Não dê corda a quem vai lhe enforcar, tão pouco confunda urna com vaso sanitário e lembre-se: você é a nova política!

Quim Buckland 
Fotógrafo/ Designer

Nenhum comentário:

Postar um comentário