Páginas

11 de abr. de 2013

Conversa de Botequim (E por falar em saudade).

Para viver procuro lembrar somente do que é feliz, do que é bom, e de todas as lições que meu Pai deixou para mim. Meu samba está de luto e como cantou Noel Rosa e também tantas vezes ouvi meu Pai cantarola “Meu violão vai soluçar, luto preto é vaidade, neste funeral de amor o meu luto é saudade, e saudade não tem cor”. A cada canto da nossa casa há um pedaço dele, uma história pra contar, um riso de lembranças, lições tomadas, e traços que se perpetuam na sua prole.

João de Sá Barrêto, sempre um homem forte, de caráter marcante, honesto e de uma integridade invejável, eu como sua filha (a caçula) procurei e procuro seguir seus passos, me manter firme, ser forte e não se abater pelos problemas e adversidades que surgem ao longo dos anos. Por dois anos eu não conseguia nem terminar de ler o que escreviam sobre ele, pois as lágrimas pulavam do coração e saltavam aos olhos embaçando a vista e me fazendo parar de ler, hoje eu consigo escrever e absorver o que de bom existe na memória daquele que é o homem mais importante da minha vida, todas as músicas, poesias, o carinho dele reside em mim. 

Meu Pai deixou grandes heranças para nós, grandes amigos, grandes lições, grandes gestos, e a simplicidade de viver bem e intensamente “bom mesmo é ser boêmio como eu”. Ele está imortalizado nas suas obras e dentro de mim, o que ele nos deixou nada nem ninguém irá destruir, é eterno, para mim ele não morreu, ele vive, vive em meio às conversas nos botequins e escritórios, pois sua história vai para além da arte, na contabilidade ele foi um profissional espetacular, foi um grande conhecedor das palavras, as sabia usar como ninguém, é de uma fineza inigualável. Para Família sempre foi pilar, e mesmo com sua ausência física ele continua a nos influenciar em nossas decisões. 

Acordei hoje escutando as músicas dele, aquelas que ele mais gostava, Noel, Cartola, Nelson, e tudo isso deixa ele mais perto de mim, e isso hoje me deixa feliz e forte, ele está comigo, como sempre esteve. 

Raira Maria Jaci de Sá Barrêto.
Especialista em Educação do Campo pela UFMA.

2 comentários:

  1. Soube que João de Sá Barrêto além de um excelente poeta foi um ótimo cronista, mas sua obra em prosa ainda não fui divulgada!! Digo que aqui há uma pesquisadora, leitora e fã que espera pela oportunidade de apreciá-la!

    ResponderExcluir
  2. Nosso Pai Maravilhoso!! deixou suas sementes bem encaminhadas , ele está orgulhoso, que seu legado continua integro como ele deixou!!

    ResponderExcluir